quarta-feira, 10 de março de 2010

Retroceder Jamais!

Mais uma vez a polêmica sobre as cotas para negros em universidades volta a ser o assunto do momento.
Eu particularmente sou contra! Tá,tudo bem, eu sei que sou negra mas não acho justo num país tão miscigenado, eclético e conhecido mundialmente por essa mistura deixar que exista algo tão ridículo como as cotas. A nossa identidade consiste nessa multiplicidade que nos identifica como cidadãos brasileiro.
Eu não entendo de onde surgiu essa ideia que através de cotas o problema seria amenizado. Não podemos continuar tomando a referência de uma pessoa levando em consideração a cor da pele, não é isso que vai diferenciar um ser humano de outro. Eu sei que foram séculos de subjugação, de trabalho árduo e de humilhações, mas não acredito que as cotas atenuem a história de quem um dia morreu num pelourinho. Será que ninguém percebe que enquanto for colocado a tonalidade da pele como requisito para isso ou aquilo as coisas vão continuar como sempre e o preconceito só tende a piorar.
Imagine que daqui a pouco teremos cotas pra tudo, fila de banco, supermercados, cinemas...Ah pelo amor da égua, assim não dá!
O ideal é que as pessoas independentes de sua cor de pele, negro ou branco corram atrás de seus direitos, que exijam uma educação de qualidade, professores qualificados, infra-estrutura, moradias decentes e assim poder sair da margem da sociedade e competir por uma vaga no ensino superior independente da sua tonalidade de pele, opção sexual,time do coração ou o C...
Queremos andar com nossas próprias pernas, queremos o direito à cidadania, homens, mulheres, negros, brancos, índios... Somos Todos um só povo, uma única nãção e é isso que nos une.
Vamos amadurecer essa questão ou caminharemos rumo à segregação racial, e, ao invés de avançarmos iremos retroceder...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Constatação!

Deve ser o silêncio da noite que nos permite ouvir melhor nossos sentimentos, e, as vezes, ele grita.